quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Beverage consumption and mortality among adults with type 2 diabetes: prospective cohort study

 Le Ma, Yang Hu, Derrick J Alperet, Gang Liu, Vasanti Malik, JoAnn E Manson, Eric B Rimm, Frank B Hu, Qi Sun


BMJ 2023, Apr 19:381:e073406.

https://www.bmj.com/content/381/bmj-2022-073406 


Pessoas com diabetes tipo 2 (DM2) enfrentam um aumento significativo no risco de doenças cardiovasculares, outras doenças e morte prematura. Intervenções dietéticas desempenham um papel fundamental no gerenciamento glicêmico de adultos com DM2. Bebidas com baixa densidade energética, como água, leite com baixo teor de gordura e café, estão associadas a uma menor incidência de obesidade, DM2, doenças cardiovasculares e mortalidade em geral na população em geral. Em contraste, o consumo de bebidas adoçadas com açúcar está associado a um maior risco de DM2 e doenças cardiovasculares. Bebidas artificialmente adoçadas têm sido consideradas como uma alternativa potencialmente saudável às bebidas adoçadas com açúcar. No entanto, a relação entre o consumo de diferentes bebidas e o risco de doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos com DM2 ainda não foi amplamente explorada.  

O estudo envolve participantes da "Nurses' Health Study" e do "Health Professionals Follow-Up Study" nos Estados Unidos. O estudo foi um coorte prospectiva, com um follow-up médio de 18,5 anos e avalia as associações entre bebidas e a substituição de um tipo de bebida por outro com o risco de doenças cardiovasculares e mortalidade. 

O risco relativo de mortalidade por todas as causas foi maior nos participantes com maior consumo de bebidas açucaradas: 1,20 (IC95% 1,04 a 1,37). Em contraste, o consumo elevado de café, chá, água pura e leite desnatado, foram associados a uma menor mortalidade. Não houve um padrão claro de associação para outras bebidas, como bebidas artificialmente adoçadas, suco de fruta ou leite integral. O aumento de uma porção/dia de bebidas açucaradas foi associado a um aumento de 8% na mortalidade por todas as causas. O maior consumo de bebidas açucaradas foi significativamente associado a um maior risco de DCV, enquanto maior consumo de café e leite desnatado foi inversamente associado à incidência de DCV. A substituição de uma porção/dia de bebidas açucaradas por café, chá, água pura ou leite desnatado foi associada a uma redução na mortalidade por todas as causas e mortalidade por DCV. Substituir uma porção/dia de bebidas artificialmente açucaradas por café, chá ou água pura também foi associado a uma redução na mortalidade por todas as causas. Principais pontos discutidos no Clube:

  • Foram pontos positivos ter sido um estudo com grande população e acompanhamento em longo prazo, com poucas perdas de acompanhamento;

  • Uma limitação do estudo foi que a coleta de dados sobre o consumo de bebidas foi baseada em autorrelato, introduzindo, potencialmente, viés na precisão das informações. Para atenuar esse possível viés, os pesquisadores empregaram avaliações presenciais;

  • Outro ponto discutido como limitação do estudo, é a ausência de avaliação do controle glicêmico dos pacientes, o que poderia fornecer uma perspectiva mais abrangente das implicações das escolhas de bebidas em relação ao DM2.


Pílula do Clube: apesar das limitações encontradas, este estudo acompanhou uma população significativa por um longo período de tempo, correlacionando consumo de bebidas com mortalidade e risco cardiovascular. Esses resultados fornecem evidências adicionais que enfatizam a importância das escolhas de bebidas na manutenção da saúde geral entre adultos com diabetes.


Discutido no Clube de Revista de 15/05/2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity without Diabetes

  A. Michael Lincoff, Kirstine Brown‐Frandsen, Helen M. Colhoun, John Deanfield, Scott S. Emerson, Sille Esbjerg, Søren Hardt‐Lindberg, G. K...