sexta-feira, 6 de abril de 2018

Use of prophylactic oral calcium after total thyroidectomy: a prospective study


Erwin Langner, Alfio José Tincani, André del Negro

Arch Endocrinol Metab 2017, 61(5):447-54.

Trata-se de um estudo brasileiro, com proposta de avaliação prospectiva, entretanto sem desenho claramente elaborado e descrito, em que 47 pacientes submetidos à tireoidectomia total no período de janeiro de 2007 a agosto de 2012 no serviço de cirurgia da Unicamp foram avaliados. Como sabido, cerca de 17% dos pacientes submetidos a tireoidectomia total podem apresentar como complicação pós-operatória hipoparatireoidismo e por consequência hipocalcemia com suas repercussões clínicas. O estudo propõe-se a avaliar se a administração profilática de cálcio no pós-operatório desses pacientes reduziria a incidência de hipocalcemia clínica e laboratorial, podendo dessa forma diminuir o tempo de internação hospitalar após o procedimento cirúrgico.
Os 47 pacientes avaliados foram selecionados de forma aleatória, não descrita no desenho do estudo, e divididos em dois grupos de forma não randomizada e sem cegamento: o primeiro grupo com 27 pacientes que não recebiam suplementação de cálcio no pós-operatório, exceto se hipocalcemia sintomática ou se cálcio iônico menor que 0,8 mmol/L (definido como hipocalcemia grave pelos autores do trabalho); o segundo grupo, composto por 20 pacientes que recebiam cálcio Sandoz FF® 3g por dia durante 6 dias de pós-operatório, sendo após suspenso, exceto Se hipocalcemia grave mantida no término desse período. Os pacientes foram avaliados em cinco tempos distintos: pré-operatório, 16 horas, 7, 90 e 180 dias de pós-operatório quanto à presença de sintomas de hipocalcemia e valores de cálcio iônico. Os resultados demonstraram que no pós-operatório imediato quase 50% dos pacientes apresentaram hipocalcemia leve (cálcio iônico 0,8 a 1,1 mmol/L) sendo 63% dos pacientes pertencentes ao grupo que não recebeu cálcio e 30% ao grupo que recebeu a intervenção. Com 6 meses de pós-operatório 19% dos pacientes permaneceram com hipocalcemia, sendo apenas 6% deles com hipocalcemia grave e a maioria pertencente ao grupo sem reposição de cálcio. Como esperado, os pacientes com menores valores de cálcio iônico foram os mais sintomáticos. Durante o clube de revista foram discutidos os seguintes pontos:
·         O estudo apresenta sérias limitações, a começar pela não descrição do racional para a suplementação de cálcio isolado no pós-operatório de tireoidectomia total, visto que os pacientes com hipocalcemia decorrente de hipoparatireoidismo pós-operatório necessitam de suplementação conjunta de calcitriol;
·         O desenho do estudo não foi planejado e, sendo um estudo prospectivo, idealmente deveria ser randomizado e possuir um grupo controlado com administração de placebo;
·         A hipocalcemia grave foi definida pelos autores como ‘cálcio iônico menor que 0,8 mmol/L, entretanto, não é a medida corriqueiramente utilizada na prática endocrinológica, sendo preferida a medida de cálcio sérico total com correção para albuminemia;
·         A hipocalcemia grave, que se constitui na mais temida pelas suas graves repercussões clínicas como convulsões e alterações de condução cardíaca, não foi descrita no pós-operatório imediato dos pacientes.

Pílula do Clube: neste estudo a reposição de cálcio no pós-operatório de pacientes submetidos à tireoidectomia total reduziu a incidência de hipocalcemia laboratorial e possivelmente a incidência de hipocalcemia sintomática. Entretanto, pelas diversas limitações metodológicas apontadas acima, esta prática não deve ser incorporada baseada nesse estudo.

Discutido no Clube de Revista de 08/01/2018.

Um comentário:

  1. Bom dia.
    Agradeço a leitura e os comentários acerca do estudo.No entanto gostaria de esclarecer o seguinte:
    - O racional para a suplementação isolada de cálcio encontra-se descrito na Introdução do estudo, e é realizado em diversas Instituições.Argumentos incluem, além da diminuição de hipocalcemia sintomática, o baixo custo para a adoção dessa estratégia em comparação com a administração conjunta de calcitriol. Descrevi em detalhes esse pormenor na minha tese de mestrado, resultante desse estudo.
    - O panejamento do estudo está descrito no Material e Métodos.Sendo comparativo entre administração e não administração da medicação não há necessidade de grupo com placebo.
    - A definição de hipocalcemia grave consta da bibliografia e de diversos estudos sobre o tema.
    - Por fim:não tivemos casos de hipocalcemia grave sintomática neste estudo.
    Á disposição para maiores esclarecimentos que se façam necessários.
    Um abraço,
    Erwin Langner

    ResponderExcluir

Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity without Diabetes

  A. Michael Lincoff, Kirstine Brown‐Frandsen, Helen M. Colhoun, John Deanfield, Scott S. Emerson, Sille Esbjerg, Søren Hardt‐Lindberg, G. K...