sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Serial Bone Density Measurement and Incident Fracture Risk Discrimination in Postmenopausal Women

 Carolyn J. Crandall, Joseph Larson, Nicole C.Wright, Deepika Laddu, Marcia L. Stefanick, Andrew M. Kaunitz, Nelson B.Watts, JeanWactawski-Wende, Catherine R.Womack, Karen C. Johnson, Laura D. Carbone,MD, Rebecca D. Jackson, Kristine E. Ensrud.

 

JAMA Intern Med 2017, published online July 27.

https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/2768888

 

A avaliação da densidade mineral óssea (DMO) é indicada em todas as mulheres com mais de 65 anos. No entanto, não existem recomendações quanto ao intervalo para a repetição do exame e, além disso, questiona-se se essa reavaliação permite estimar o risco de fratura osteoporótica. Este estudo visa avaliar se repetir a DMO três anos depois de uma avaliação basal melhora a chance de predizer risco de fratura em mulheres pós menopáusicas. Para este estudo observacional, foram usados os dados do Women’s Health Initiative (WHI) Study, um estudo de coorte prospectivo com mulheres pós menopáusicas entre 50-79 anos. O WHI Bonedensity Substudy contava com 7.419 participantes de 3 centros dos Estados Unidos acompanhadas de 1993 a 2010. Os desfechos primários eram fratura de quadril e fraturas osteoporóticas maiores (MOF - quadril, coluna vertebral, radio, ulna, punho, braço ou ombro). As fraturas eram autorrelatadas através de questionários. Foram avaliados também a densidade mineral óssea (BMD) basal e sua mudança absoluta, sendo calculada AU-ROC para BMD basal, mudança absoluta e associação de ambos para discriminar o risco de fratura durante o seguimento.

A idade média dos participantes foi de 66 anos, sendo 77% raça branca com uma média de IMC 28,7. Durante o seguimento (média 9,0 ± DP 3,5 anos), 139 mulheres (1,9%) apresentaram fratura de quadril e 732 (9,9%) apresentaram MOF. Na discriminação de mulheres que fraturaram o quadril das que não fraturaram os valores AU-ROC foram de 0,71 (IC95% 0,67-0,75) para BMD basal no fêmur total; 0,61 (IC95% 0,56-0,65) para mudança BMD fêmur total; e 0,73 (IC95% 0,69-0,77) para combinação de ambos. Para MOF, os valores AU-ROC foram de 0,61 (IC95% 0,59-0,63) para BMD basal no fêmur total; 0,53 (IC95% 0,51-0,55) para mudança BMD fêmur total; e 0,61 (IC95% 0,59-0,63) para combinação de ambos. A massa óssea da cabeça do fêmur e da coluna lombar teve resultados semelhantes. Associação entre alterações na BMD e risco de fratura não diferiu por subgrupos de diferentes idades, raça, IMC, T score basal ou presença de diabetes. Durante o Clube de Revista foram discutidos os pontos a seguir:

·         No presente estudo havia poucas mulheres tabagistas e com T score basal mais prejudicado. Apesar de não podermos generalizar os resultados para toda a população, podemos utilizá-los como guia para grande parte dos pacientes;

·         Estudos anteriores já haviam demonstrado esta falta de benefício na repetição da DMO a curto prazo. Porém, na prática clínica, ainda nos deparamos com exames sendo repetidos desnecessariamente, sendo importante a conscientização médica quanto a isso.

 

Pílula do Clube: repetir a densitometria óssea 3 anos após uma avaliação inicial não parece melhorar a predição do risco de fraturas em mulheres pós menopáusicas. Dessa forma, os recursos financeiros devem ser utilizados para priorizar avaliação densitométrica basal.

 

Discutido no Clube de Revista de 03/08/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity without Diabetes

  A. Michael Lincoff, Kirstine Brown‐Frandsen, Helen M. Colhoun, John Deanfield, Scott S. Emerson, Sille Esbjerg, Søren Hardt‐Lindberg, G. K...