sábado, 27 de fevereiro de 2016

The effects of whey protein with or without carbohydrates on resistance training adaptations

Juha J. Hulmi, Mia Laakso, Antti A. Mero, KeijoHäkkinen, Juha P. Ahtiainen and HeikkiPeltonen

Journal of the International Society of Sports Nutrition, 2015 12:48

Trata-se de ensaio clínico randomizado, duplo cego, com objetivo de avaliar os efeitos do uso de diferentes regimes de suplementação nutricional (wheyprotein com ou sem carboidratos) após treinamento de força (musculação), na composição corporal, força muscular e perfil lipídico.Os participantes foram submetidos a período preparatório inicial de 4 semanas para padronizar o treinamento. Após, os mesmos foram randomizados em três grupos:30g de wheyprotein (n=22), maltodextrina (n=21) e wheyprotein + maltodextrina (n=25), todos com teor calórico semelhante. Dentro de cada grupo, os participantes eram subdivididos em outros dois grupos para as 12 semanas de treinamento de força, sendo um com enfoque em hipertrofia e força e o outro com enfoque em hipertrofia, força e potência.Os suplementos eram líquidos e ingeridos imediatamente após a sessão de treinamento, 2 a 3 vezes por semana. A composição corporal e outros desfechos eram aferidos por DXA, ultrassonografia muscular panorâmica e força máxima no legpress.
Doze semanas de musculação aumentou a massa magra, tamanho e força muscular independente da suplementação pós-treino (P <0,05). Quando avaliado por DXA o grupo que utilizou whey protein reduziu mais a gordura total e abdominal quando comparado com o grupo whey/maltodextrina (P <0,05). Além disso, um grande aumento relativo (por kg de peso) na massa magra foi observado no grupo whey protein vs. maltodextrina (P <0,05), o que não foi diferente em relação ao grupo combinado. Não houve diferença quanto aos valores de lipídios. Durante o clube de revista foram discutidos os seguintes pontos:
·         Exercício de forçaper se é capaz de melhorar força e tamanho muscular além de aumentar porcentagem de massa magra e o fato de não haver um grupo controle sem suplementação nenhuma não permite afirmar que os resultados não sejam somente decorrentes do exercício;
·         Não foi realizado cálculo amostral para alcance de poder estatístico necessário para comprovar os achados mais relevantes;
·         Foram realizadas muitas subdivisões dos grupos em estudo, o que diminuiu a amostra em cada extrato e reduziu ainda mais o poder estatístico do estudo;
·         Além do estudo avaliar o uso de wheyproteinapenas em curto prazo, o uso dos suplementos era realizado apenas em dias de treinamento, 2 a 3 vezes por semana, talvez não sendo suficiente para demonstrar possíveis benefícios maiores do wheyprotein;
·         Não houve discussão sobre o melhor período para consumo do suplemento, nem qual o melhor tipo de wheyprotein a ser utilizado.

Pílula do clube: Treinamento de força aumenta a massa magra, tamanho e força muscular independente da suplementação pós-treino utilizada. O uso de suplementação de whey protein sozinho no pós-treino de força parece trazer benefícios em aumento de massa magra e redução de gordura abdominal quando comparado com maltodextrina.


Discutido no Clube de Revista de 25/01/2016.

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