quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Comentário do Clube de Revista de 21/12/2010

Effects of Evening vs Morning Levothyroxine Intake
A Randomized Double-blind Crossover Trial
Nienke Bolk, Theo J. Visser, Judy Nijman, Ineke J. Jongste, Jan G. P. Tijssen, Arie Berghout.

Arch Intern Med. 2010;170(22):1996-2003

            Este ECR duplo cego, randomizado e cruzado, abordou a questão do horário da administração da levotiroxina no tratamento do hipotireoidismo. Foram randomizados 105 pacientes, dos quais 90 tinham dados suficientes para análise. Os pacientes foram randomizados para receber levotiroxina antes do café da manhã ou antes de dormir. Com 3 meses de tratamento os dois grupos foram cruzados. Como resultados principais os autores apresentam uma queda média de 1,25 mUI/L no TSH dos pacientes que receberam levotiroxina à noite, bem como aumento dos níveis médios de T4 livre e T3 total. A qualidade de vida não foi diferente entre os grupos estudados.
            As seguintes limitações foram levantadas durante a discussão do Clube:
·        Não houve descrição do método de randomização e os grupos apresentaram algumas diferenças nas suas características basais.
·        Os resultados foram apresentados de forma confusa, tratando os dois grupos estudados como se fossem independentes, mas como todos os pacientes foram submetidos ao mesmo tratamento ao final dos seis meses, a interpretação dos dados ficou prejudicada.
·        Não houve avaliação de efeitos adversos ao longo do estudo.
·        As diferenças nos níveis hormonais podem ter ocorrido pela diferença entre a administração da levotiroxina e a dosagem hormonal, visto que as coletas sempre eram realizadas pela manhã (diferença de 24hs para quem tomava o medicamento de manhã e de 12hs para quem tomava à noite).
·        Estudo realizado em um único centro, com pacientes previamente controlados do hipotireoidismo.

·        Pílula do Clube: Apesar das limitações e dificuldades de interpretação dos dados deste ECR, a administração de levotiroxina à noite não parece ser inferior à administração pela manhã, podendo ser uma alternativa nos pacientes que apresentam dificuldades em aderir ao tratamento pelo horário da tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity without Diabetes

  A. Michael Lincoff, Kirstine Brown‐Frandsen, Helen M. Colhoun, John Deanfield, Scott S. Emerson, Sille Esbjerg, Søren Hardt‐Lindberg, G. K...