quinta-feira, 11 de junho de 2015

Clomiphene citrate for treatment of acromegaly not controlled by conventional therapies

Felipe H. Duarte, Raquel S. Jallad, and Marcello D. Bronstein

J Clin Endocrinol Metab. 2015 May;100(5):1863-9

O estudo teve por objetivo avaliar o efeito do uso do clomifeno em pacientes com acromegalia não controlada, uma vez que estudos prévios com estrógeno ou outros moduladores seletivos dos receptores de estrogênio (SERMs) demonstraram controle dos níveis de IGF-1 em mulheres acromegálicas. Trata-se de um estudo prospectivo aberto, em uma população masculina, de 18-80 anos, com acromegalia não controlada (IGF-1 evelado), apesar de tratamento otimizado com uso de dose estável de cabergolina e/ou octreotide. Critérios de exclusão foram radioterapia nos últimos 10 anos, TVP previa, câncer de próstata, triglicerídeos > 400 mg/dl, TFG < 30 ml/min, doença hepática, cardíaca ou oncológica em atividade. Os 16 pacientes selecionados receberam clomifeno na dose de 50 mg/dia por 3 meses. Avaliação hormonal (GH, IGF-1, testosterona, FSH, LH, PSA) foi feita antes do inicio da terapia, no término e após 3 meses do termino da terapia. Foi aplicado um questionário de bem estar antes e após a terapia. Resultados: Após 3 meses se verificou uma tendência de melhora dos sintomas clínicos com a terapia (sem cálculo estatístico). Ao final do estudo os níveis de IGF-1 diminuíram 41% (424  +- 108 ng/mL para 250  +- 83 ng/mL, P = .0004), sendo que 44% dos pacientes atingiram níveis normais de IGF-1. Níveis de IGF-1 aumentaram novamente para 391+- 94 ng/ml (p < 0.005) 3 meses após suspensão da terapia. Em 10 pacientes avaliados, os níveis de testosterona aumentaram 209%, atingindo valores normais em 67% dos pacientes com hipogonadismo parcial. Os níveis de PSA permaneceram estáveis. Durante o clube de revista foram discutidos os seguintes pontos:
  • O trabalho se destaca pela inovação e proposta terapêutica;
  • Os pacientes poderiam ter sido avaliados em relação a crescimento ou diminuição tumoral por meio de imagem;
  • Poderia ter sido feito um estudo cross over com período de wash out para aumentar o poder do estudo;
  • Não foram vistos efeitos adversos com o uso da medicação no curto espaço de tempo avaliado. Ensaio clínico com o tratamento por tempo mais prolongado se faz necessário.



Pílula do Clube: A terapia com clomifeno, aparentemente segura e de baixo custo, pode se constituir em uma opção de tratamento para homens com acromegalia não controlada. Estudos com mais tempo de seguimento, e com avaliação de progressão ou não das lesões de hipófise são necessários para melhor fundamentar o uso da medicação nestes pacientes.


Discutido no Clube de Revista de 09/03/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity without Diabetes

  A. Michael Lincoff, Kirstine Brown‐Frandsen, Helen M. Colhoun, John Deanfield, Scott S. Emerson, Sille Esbjerg, Søren Hardt‐Lindberg, G. K...