quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Choice across 10 pharmacologic combination strategies for type 2 diabetes: a cost-effectiveness analysis

 Shuyan Gu, Lizheng Shi, Hui Shao, Xiaoyong Wang, Xiaoqian Hu, Yuxuan Gu, Hengjin Dong.

 

BMC Med 2020, 18(1):378. https://bmcmedicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12916-020-01837-x

 

Existem diversas classes de medicamentos para o tratamento do diabetes tipo 2 (DM2), porém poucos estudos comparando a custo-efetividade de diferentes estratégias. Este estudo busca comparar custos e utilidades associados a 10 diferentes combinações farmacológicas no tratamento do DM2. O estudo utilizou o modelo de Cardiff, um modelo de micro-simulação de Monte Carlo com estados variáveis, usando equações de risco do UKPDS 68 para simular progressão de diferentes fatores de risco, comparando quality-adjusted life-years (QALYs) e custos sob a perspectiva do sistema de saúde da China. Os parâmetros de efetividade de diferentes drogas foram obtidos através de uma revisão sistemática de ensaios clínicos das diferentes drogas em pacientes chineses. Foram comparadas estratégias levando em conta 3 diferentes fases de tratamento: primeiro, início de metformina. Após, adição de um dos medicamentos das seguintes classes: sulfoniluréia, tiazolidinedionas, inibidor de alfa-glicosidase, glinidas e inibidores de DPP-4. O terceiro passo consistia na adição de insulina ou agonista de GLP-1. 

Os resultados encontrados apontaram que a estratégia de metformina+glinida+insulina dominou outras 8 estratégias e apresentava um incremento tanto em QALYs quanto em custos em relação à estratégia metformina+sulfoniluréia+insulina, sendo considerada custo efetiva para um willingness-to-pay de 3x o PIB per capita da China. Pontos discutidos no clube incluíram:

  • Limitação intrínseca do modelo para análise que estava sendo proposta;

  • Não foram incluídos os medicamentos da classe iSGLT2 na análise;

  • Limitações metodológicas da revisão de literatura para avaliar efetividade dos diferentes medicamentos;

  • Uso do custo médio de determinada classe ao invés do uso de droga específica;

  • Ausência de análise de incerteza de segunda ordem para avaliar sensibilidade do modelo à incerteza paramétrica

 

Pílula do Clube: este estudo encontra uma maior custo-efetividade com a estratégia de adição de glinida como segunda linha de tratamento, quando comparada às outras drogas, sob a perspectiva do sistema de saúde chinês. Falhas metodológicas importantes comprometem a validade interna e externa desta conclusão.


Discutido no Clube de Revista de 21/06/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity without Diabetes

  A. Michael Lincoff, Kirstine Brown‐Frandsen, Helen M. Colhoun, John Deanfield, Scott S. Emerson, Sille Esbjerg, Søren Hardt‐Lindberg, G. K...