quarta-feira, 31 de março de 2021

Association of Thyroid Hormone Therapy with Mortality in Subclinical Hypothyroidism: A Systematic Review and Meta-Analysis

 Carol Chiung-Hui Peng, Huei-Kai Huang, Brian Bo-Chang Wu, Rachel Huai-En Chang, Yu-Kang Tu, and Kashif M. Munir


J Clin Endocrinol Metab 2021, 106(1):292-303.

https://academic.oup.com/jcem/article-abstract/106/1/292/5940803?redirectedFrom=fulltext


O hipotireoidismo subclínico é um diagnóstico bioquímico que se caracteriza pela elevação sérica do TSH e T4L normal. Apesar de algumas variações nas recomendações de tratamento, consensualmente se considera tratar o hipotireoidismo subclínico sem TSH > 10 mIU/L em adultos, com exceção de grávidas. Dentre as indicações do tratamento estão a possível redução do risco de doenças cardiovasculares e de progressão para o hipotireoidismo. Até o momento, nenhuma metanálise avaliou o efeito da terapia com hormônio tireoidiano na mortalidade em pessoas com a doença. A presente revisão sistemática com metanálise teve como objetivo investigar se a terapia com hormônio tireoidiano está associada a uma diminuição da mortalidade em adultos com hipotireoidismo subclínico.

Foram incluídos apenas estudos originais com dados suficientes sobre estimativas de risco comparando pacientes com ou sem terapia de reposição tireoidiana cuja população fosse composta por adultos com idade superior a 18 anos, com diagnóstico de hipotireoidismo subclínico. As medidas de desfecho incluíram mortalidade por todas as causas e/ou cardiovascular. Quanto à análise estatística foram sintetizados os riscos relativos dos ensaios clínicos randomizados e estudos observacionais somado ao odds ratio do estudo caso controle para realização dos riscos relativos agrupados da metanálise. Foram realizadas análises dos subgrupos de acordo com tamanho da amostra, idade de entrada no estudo, risco de doença cardiovascular de base, tipo de razão (risco relativo ou odds ratio) e classificação do hipotireoidismo, sendo nível 1 (TSH entre 5-10) e nível 2 (TSH > 10). As análises de sensibilidade foram conduzidas pela omissão de cada estudo individualmente para avaliar a influência de cada um na estimativa global combinada. Todos os testes estatísticos foram bilaterais, sendo P<0,05 estatisticamente significante. 

Na busca inicial foram identificados 3.638 estudos e 7 estudos adicionais foram incluídos a partir das referências bibliográficas de artigos relevantes. Após exclusão de 1.841 artigos duplicados, 1.804 foram submetidos à triagem de título e resumo, destes 477 estudos foram potencialmente elegíveis para revisão de texto completo. Sete artigos publicados, incluindo 21.055 participantes atenderam a todos os critérios de elegibilidade e foram incluídos na metanálise, sendo 2 deles ensaios clínicos randomizados e 5 eram estudos observacionais, todos os 7 estudos utilizaram levotiroxina para intervenção médica. Sete estudos foram incluídos nas análises de mortalidade por todas as causas, no geral em pacientes com hipotireoidismo subclínico, a terapia com hormônio tireoidiano não foi significativamente associada a mortalidade por todas as causa (RR 0,95; IC95% 0,75 a 1,22; P=0,704), a heterogeneidade entre os grupo foi alta (I2 75,6%) e nenhuma evidência de viés de publicação foi encontrada. Os subgrupos pré-especificados, de acordo com desenho do estudo, tamanho da amostra, risco de doença cardiovascular basal e graduação de hipotireoidismo subclínico, demonstraram resultados semelhantes, mostrando que a terapia com hormônio tireoidiano não foi significativamente associado a mortalidade por todas as causas. No entanto, no subgrupo mais jovem (idade < 65-70 anos), a reposição com hormônio tireoidiano foi significativamente associado a uma mortalidade por todas as causas mais baixa (RR 0,5; IC95% 0,29 a 0,85; P=0,011), já para o subgrupo mais velho (idade ≥ 65-70 anos) essa redução da mortalidade não foi observada  (RR 1,08; IC95% 0,91 a 1,28; P=0,363). Já nas análises de mortalidade cardiovascular cinco estudos foram incluídos. No geral, também não houve associação significativa entre a terapia com hormônio tireoidiano e mortalidade cardiovascular em paciente com hipotireoidismo subclínico (RR 0,99; IC95% 0,82 a 1,20; P=0,946), com heterogeneidade mínima entre os estudos (I2 0%) e nenhum viés de publicação evidenciado. Semelhante aos resultados de mortalidade por todas as causas, o subgrupo mais jovem (com idade < 65-70 anos) em tratamento com terapia com hormônio tireoidiano apresentou taxa de mortalidade cardiovascular mais baixa e no subgrupo mais velho (idade ≥65-70 anos) não foi encontrada essa associação. Nas análises dos demais subgrupos de acordo com desenho do estudo, tamanho da amostra e graduação do hipotireoidismo subclínico a associação entre tratamento com hormônio tireoidiano e mortalidade cardiovascular foi insignificante. No Clube de Revista foram discutidos os seguintes pontos:

  • Há poucos estudos sobre o assunto, sendo em sua maioria observacionais e apenas dois ensaios clínicos randomizados. 

  • O modo de classificação de pacientes por idade ≥ 65-70 anos ou < 65-70 anos é muito amplo, não sendo possível definir com exatidão qual a faixa etária mais se beneficiaria do tratamento.

  • Apesar de o estudo não ter demonstrado que paciente mais velhos não se beneficiem da reposição com hormônio tireoidiano em termos de mortalidade, foi possível verificar que o tratamento igualmente não trouxe malefícios aos pacientes.


Pílula do Clube: A presente metanálise é a primeira a avaliar o impacto do tratamento do hipotireoidismo subclínico na mortalidade cardiovascular e por todas as causas, no entanto visto a pequena quantidade de ensaios clínicos randomizados a respeito do assunto, ainda faltam dados para avaliar se há benefício concreto sobre a mortalidade ao se tratar o hipotireoidismo subclínico.


Apresentado no Clube de Revista em 18/01/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity without Diabetes

  A. Michael Lincoff, Kirstine Brown‐Frandsen, Helen M. Colhoun, John Deanfield, Scott S. Emerson, Sille Esbjerg, Søren Hardt‐Lindberg, G. K...