quarta-feira, 6 de julho de 2011

Comentário do Clube de Revista de 31/05/2011

Efficacy of Insulin Analogs in Achieving the Hemoglobin A1c Target of <7% in Type 2 Diabetes: Meta-analysis of randomized controlled trials
Dario Giugliano, Maria Ida Maiorino, Giuseppe Bellastella, Paolo Chiodini, Antonio Ceriello, Katherine Esposito

Diabetes Care 34:510–517, 2011
Nesta revisão sistemática (RS) com metanálise os autores avaliaram diferentes esquemas de uso de análogos de insulina. Foram incluídos estudos com mais de 30 pacientes em cada braço, mais de 12 semanas de duração e com dados sobre a proporção de pacientes que atingiram HbA1c < 7,0%. O desfecho primário foi definido como proporção dos pacientes que atingiram HbA1c < 7,0%. Foram incluídos 16 ECRs, num total de 7759 pacientes. Os resultados mostraram que uma maior proporção dos pacientes tratados com esquema de insulina bifásico (RC 1,88; IC95% 1,38-2,55) e prandial (RC 2,07; IC95% 1,16-3,69) atingiram HbA1c < 7,0% quando comparados com insulina basal. O esquema com insulina basal-bolus foi associado com uma chance maior de alcançar o desfecho primário quando comparado com o esquema bifásico (RC 1,75; IC95% 1,11-2,77). Durante a discussão os seguintes pontos foram levantados:
·         O escore de Jadad não é o ideal na avaliação da qualidade dos estudos de RS; os autores criaram um escore de Jadad modificado, o que traz mais dúvida ainda sobre a qualidade dos estudos incluídos.
·         Um dos estudos incluídos, o 4T, tem 2 publicações, uma de 1 e outra de 3 anos de seguimento. Os autores utilizaram os resultados de uma publicação numa das análises e os resultados da outra publicação em outra análise, sem explicação clara para a escolha.
·         Uso de desfecho substituto (HbA1c) para avaliação da eficácia do tratamento.
·         Ausência de comparação com insulina humanas (NPH e regular).
·         Conflitos de interesse dos autores não relatados (http://jama.ama-assn.org/content/304/4/405.1.long).
Pílula do Clube: Com este estudo não é possível definir qual a melhor esquema de administração de análogos de insulina, parecendo ter uma maior eficácia com uso de esquema basal e bolus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity without Diabetes

  A. Michael Lincoff, Kirstine Brown‐Frandsen, Helen M. Colhoun, John Deanfield, Scott S. Emerson, Sille Esbjerg, Søren Hardt‐Lindberg, G. K...