quinta-feira, 14 de julho de 2011

Comentário do Clube de Revista de 21/06/2011

Levothyroxine dose and risk of fractures in older adults:
nested case-control study
Marci R Turner, Ximena Camacho, Hadas D Fischer, Peter C Austin, Geoff M Anderson, Paula A Rochon, Lorraine L Lipscombe.

BMJ 2011;342:d2238

            Neste estudo de caso-controle populacional, os autores objetivaram avaliar o efeito do uso de levotiroxina sobre a ocorrência de fraturas em idosos. Para isso foram selecionados adultos com mais de 70 anos com prescrição de levotiroxina registrada em uma base de dados canadense de 01/04/2002 até 31/03/2007. O surgimento de fraturas nestes pacientes foi identificado também através de bases de dados até 31/03/2008. Os casos foram definidos como pacientes que apresentaram fraturas e controlados por até 5 pacientes sem fraturas. Foram então realizadas análises da ocorrência de fraturas em relação com o uso corrente, passado ou remoto de levotiroxina, bem como com a dose cumulativa (alta, média e baixa). Os resultados principais referem-se a 213.511 pacientes e 22.236 fraturas (10,4% dos pacientes). Em relação ao uso de levotiroxina, os pacientes em uso corrente apresentavam um risco maior de fraturas quando comparados com os pacientes com uso remoto (RC 1,88; IC95% 1,71-2,05). Em relação à dose, os pacientes em uso de doses altas (OR 3,45; IC95% 3,27-3,65) e médias (OR 2,62; IC95% 2,50-2,76) de levotiroxina também apresentavam maior risco de fraturas quando comparados com pacientes usuários de doses baixas. Durante a discussão no Clube de Revista os seguintes pontos foram abordados:
·         A não descrição do controle do hipotireoidismo durante o tratamento (através de TSH) dificulta a interpretação dos resultados e a sua aplicabilidade e não nos permite afirmar que o aumento do risco de fraturas foi em consequência de hipertireoidismo iatrogênico;
·         O fato do estudo ser observacional e com dados de registro também diminui a sua aplicabilidade. Por outro lado, o grande de número de pacientes e eventos traz força aos achados.

Pílula do Clube: neste estudo populacional o uso de levotiroxina esteve associado com aumento do risco de fraturas em pacientes idosos, principalmente em doses cumulativas altas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semaglutide and Cardiovascular Outcomes in Obesity without Diabetes

  A. Michael Lincoff, Kirstine Brown‐Frandsen, Helen M. Colhoun, John Deanfield, Scott S. Emerson, Sille Esbjerg, Søren Hardt‐Lindberg, G. K...